Depois de acolhermos e mostrarmos o nosso agrado pela vinda da catequese, manifestamos a alegria de estarmos juntos de novo, cantando “oh, oh, oh, que bom é estarmos juntos”.Para estarmos reunidos como irmãos precisamos de nos reunir e de nos amarmos mais, por isso vimos à catequese.
Imprima Reunidos no amor de Cristo e cole sobre uma cartolina e recorte as letras.
Conforme o número dos membros do grupo, distribuam em 3 grupos e a cada um dê recortado a palavra, e o pretende-se é que descubram as palavras e por fim a frase - Reunidos no Amor de Cristo - e em cada letra cada catequizando coloca o seu nome, e o nome de uma pessoa que gostavam de colocar.
Afixe (ou ajude a afixá-las) num placar.
Como acontece com as letras de uma palavra, separadas umas das outras, o mesmo se
passa connosco: para sermos irmãos uns dos outros, temos de nos reunir, de vez em
quando. Reunindo-nos é que podemos viver mais unidos. Reparem como “unidos” está
na palavra “re-unidos”.
É no amor que estamos reunidos e unidos.
Porque nos amamos uns aos outros, e para nos amarmos mais, é que vimos aqui.
E temos de vir todos!
Reparem como o que acabámos de fazer já pode ser um gesto de amor…
E sentimo-nos tão felizes! Eu sinto.
Então, para mostrar a felicidade, vamos também unir as nossas vozes, como as letras
daquelas palavras, e cantar outra vez o mesmo cântico, mas agora batendo as palmas.
Para sair certinho, comecemos primeiro pelas palmas, ao ritmo do cântico… E agora
cantemos:
“É bom estarmos juntos” (1ª e 2ª estrofes)
Qual é o lugar especial em que habitualmente dizemos estas palavras “Reunidos no amor de Cristo”?
É no princípio da Missa, depois de o Sr. Padre nos saudar, respondemos “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”.
Digamos todos outra vez, ao mesmo tempo (repetir).
Ora bem: como fazemos na Missa, também podemos fazer aqui. E hoje com maior razão: é a primeira vez, na catequese deste ano, que estamos reunidos no amor de Cristo.
Vamos fazer assim:
– Primeiro, cantamos “É bom estarmos juntos”, mas com gestos que mostrem ainda mais o que sentimos. Enquanto cantamos a estrofes, por exemplo: “É bom estarmos juntos, é bom sermos irmãos”, damos as mãos uns aos outros, em sinal do nosso amor.
Quando cantarmos o refrão: “É bom sorrir”, é bom cantar, é bom estar em Deus”, batemos as palmas, em sinal da nossa alegria.
– Depois de duas estrofes, eu saúdo-vos, como na Missa, e vós respondeis como dissemos há pouco: “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”.
– De seguida cantamos mais uma estrofe do cântico, neste caso: “É bom seguir Jesus”, novamente, primeiro de mãos dadas, e a seguir, batendo as palmas.
Levantem-se… olhemos para o placar, em silêncio…
E agora, de mãos dadas, cantemos o cântico:
“É bom estarmos juntos”… (1ª e 2ª estrofe)
Catequista: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito
Santo estejam connosco.
Crianças: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Como estão a ver, há uma grande ligação entre a Missa e a catequese: nas duas nós encontramo-nos com Jesus. Mas qual das duas é mais importante?...
É claro que é a Missa. Mas porquê?...
Porque só na Missa podemos encontrar Jesus de um modo muito especial. Todos já sabem isso, uma vez que já fizeram a Primeira Comunhão. Ainda se lembram? Foi uma festa belíssima, inesquecível. Até porque continuamos a comungar e repetimos assim essa experiência. Portanto, se vir à catequese é muito importante e bonito, também não chega para nos encontrarmos com Cristo e com os outros cristãos.
Mas, por outro lado, se não viermos à catequese, não compreendemos bem o que se passa na Missa nem como devemos viver para sermos irmãos e amigos, onde quer que nos encontremos. Não foi na catequese que, sobretudo no ano passado, aprenderam tanta coisa sobre a Missa?
Ler na bíblia Lc 24, 25-35
Na verdade é Cristo quem nos reúne e une no amor por isso nós dizemos, na Eucaristia: “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”.
Estamos reunidos no seu amor para quê? Para aprendermos mais coisas dele e partilharmos a nossa alegria e o nosso amor.
Tal como os discípulos de Emaús, nós percebemos que Jesus se dá a conhecer pela Palavra e no partir do Pão. Daí a importância da nossa participação na Eucaristia, onde Jesus se revela destas duas formas: Na Liturgia da Palavra e na Liturgia Eucarística.
Para nos ajudar nos nossos encontros com Jesus iremos ter, este ano, para além do catecismo, a Bíblia, a Palavra de Deus que deve ser viva nas vidas de quem a lê. Por isso vamos, ao longo do ano, distribuir uma folhinha com o título “ A Palavra de Deus na minha vida” onde as crianças escreverão pedaços e expressões dessa vida, para formarem também elas um livro – o livro da palavra de Deus nas suas vidas.
Durante a semana os meninos terão que responder, na dita folhinha, ás seguintes questões:
- Como é que o nome deles está no placar em volta do nome de Cristo?
- O que sentem por estarem assim reunidos no amor de Cristo?
- Escolher o nome de uma pessoa que gostariam de ver também escrito no placar em volta do nome de Jesus Cristo e o porquê.
Catequese Ponte
Reunidos no Amor de Cristo: Porque gosto de conhecer melhor Jesus, gosto de estar com os meus amigos…
É bom estarmos juntos: Porque estamos a conviver e vamos aprendendo mais sobre Jesus.
É bom seguir Jesus: Porque vamos tendo melhores atitudes com os outros.
https://pt.slideshare.net/claralexandre/lio-1
CATEQUESE 1 – RE-UNIDOS NO AMOR DE CRISTO
Nome:____________________________________________________________________________
Porque estamos reunidos na catequese?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Na catequese e fora da catequese como podemos fazer para estarmos reunidos com Jesus?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quem é que nos reúne e nos une no amor?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Onde se diz as seguintes palavras: “REUNIDOS NO AMOR DE CRISTO”?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Reunidos no Amor de Cristo
É bom sorrir, é bom cantar,
É bom viver em Deus.
É bom estarmos juntos,é bom sermos irmãos.
É bom sermos amigos, é bom saber amar.
É bom seguir Jesus,dizer "aqui estou".
É bom dar alegria ao triste que a não tem.
É bom erguer os braços e a todos abraçar.
O que podemos fazer na catequese, para sermos verdadeiros irmãos?
4. REUNIDOS
Letras todas separadas - PALAVRAS
Para sermos todos irmãos também temos que nos REUNIR de vez enquando.
Quando nos REUNIMOS - UNIDOS
O que podemos fazer para vivermos realmente unidos, como irmãos? NO AMOR
É no Amor que estamos reunidos e unidos.
Porque nos amamos uns aos outros e para nos amarmos ainda mais é que vimos á catequese!
Mas não acham que falta aqui qualquer coisa???
Quem nos Reúne e nos Une no Amor???? CRISTO
Mas onde é que habitualmente dizemos estas palavras “Reunidos no Amor de Cristo…”
No principio da Missa depois do Sr. Padre nos saudar, respondemos: “Bendito seja Deus que nos Reuniu no Amor de Cristo”
Forte Ligação MISSA CATEQUESE JESUS
Encontro muito Especial vir á catequese é muito importante e bonito mas não chega, para nos encontrarmos com CRISTO e com outros CRISTÃOS.
Por outro lado se não viermos á catequese não compreendemos o que se passa na MISSA
Lembram-se daquela história em que dois discípulos de Jesus, depois de Ele ter sido morto, se iam embora de Jerusalém muito tristes… Ler a passagem bíblica…
Como é que aqueles dois discípulos recuperaram a alegria? Encontrando-se com Jesus Também nós quando nos encontramos com Jesus sentimos essa alegria e muito mais coragem para sermos bons.
De modo é que Jesus se lhes deu a conhecer?Como na missa que tem duas partes1ª Parte: ouvimos palavra de DEUS Liturgia da Palavra• Se ouvirmos com atenção é Jesus e Deus que nos falam (a nossa catequese vai ser parecida com a 1ª parte da missa-conhecer bem Jesus)
2ª Parte: Acção de Graças Liturgia Eucaristia É dando graças a Deus que Jesus se torna presente com o seu Corpo, entregue por nós, e o seu Sangue, derramado por nós. Nós podemos comungar este amor maravilhoso de Jesus.
Que fizeram aqueles dois discípulos depois de se encontrarem com Jesus??? Foram para Jerusalém para darem aos outros a noticia do encontro com Jesus ressuscitado e conviverem com eles Como nós aqui na Catequese Jesus nos reúne para aprendermos mais coisas sobre Ele e partilharmos a nossa alegria e o nosso amor.
Senhor Jesus, peregrino de Emaús,que caminhas ao nosso lado, por amor,mesmo se tantas vezes o desalento e a tristeza não nos deixam descobrir a Tua presença.Tu és a chama, que reaviva a nossa fé.Tu és a luz, que ilumina a nossa esperança.Tu és a força, que acende em nós o amor.Senhor Jesus,ensina-nos a reconhecer-Te na Casa, na Palavra, e na Mesa da Eucaristia,onde se partilha o Pão da Vida,e donde se reparte o amor,no serviço generoso aos outros.E, de noite e de dia, ajuda-nos, Senhor, a dizer:fica na nossa companhia,neste Pão maravilhoso da Eucaristia!
Sem comentários:
Enviar um comentário