Um certo dia os filisteus mudaram a estratégia de guerra. Eles dispuseram seus soldados em linha, e avançaram sistematicamente destruindo e matando tudo o que encontravam à sua frente. Os poucos soldados que conseguiram fugir, clamavam: - Onde está o Deus de Israel? Foi aí que tiveram a ideia de ir buscar a Arca do Senhor.
Hofni e Finéias, folhos do sacerdote Eli, trouxeram a Arca da cidade de Siló, com seus lindos querubins na tampa. Houve muita alegria e alvoroço. O acampamento dos israelitas estava jubilante, em êxtase. Gritos de guerra e júbilos se misturavam. - Chegou o Senhor dos Exércitos! Gritavam eles. - Agora a vitória é certa! Louvado seja o altíssimo! IIUUPI!
Entre os filisteus, no entanto, reinava o pavor. Eles sabiam muito bem o que o Deus dos israelitas fizera com os egípcios Mas o comandante destemido animou seus soldados dizendo: - Já vencemos eles antes!! Cada um lute o máximo , poque se perdermos cairemos nas mãos deste povo terrível! Surpresa geral: Os filisteus ganharam de novo.
Eli, já quase centenário, ficou em Siló. Era hora de Eli se tornar avô, quando chega o mensageiro com a péssima notícia: - Os filisteus venceram de novo. Morreu todo mundo até seus filhos Hofni e Finéias. O pior de tudo: levaram a Arca da Aliança! Quando Eli ouve falar da Arca, ele cai da cadeira para trás, quebra o pescoço e morre.
Sua nora entra em trabalho de parto. O parto estava difícil, com risco de morte. Perdera seu marido, cunhado e sogro no mesmo dia. Quando se escuta o chorinho da criança recém nascida. Ela dá seu último suspiro e grita: - Icabode, Icabode!. Assim a criança se chamou Icabode, que traduzido significa: Foi-se a glória de Israel!
Enquanto isso, os filisteus levam orgulhosamente a Arca da Aliança, como seu troféu de guerra. Depois de desfilar pelas ruas de Aslode, eles levam a Arca para o templo de deus Dagom. Ali depositam a arca aos pés da estátua que representa Dagom. Na manhã seguinte os filisteus encontram a estátua prostrada ante à Arca... coincidência?!
Rapidinho eles disfarçam e recolocam a estátua no seu lugar. Desta vez afastam a Arca para mais longe. Mas na manhã seguinte... Dagom está no seu lugar, mas suas mãos e pés estavam quebrados e em cima da soleira... e os filisteus ficam com medo... Será que aquilo significa alguma coisa?
Aos poucos eles vão percebendo que a mão do Senhor pesava sobre eles. As lavouras ficaram devastadas, a colheita se perdeu e as pessoas tinham tumores. Homens, mulheres e até as crianças sofriam com os tumores. Eles reúnem toda a liderança e só sabiam uma coisa: A Arca tinha que sair dali. Mas devolver um troféu tão especial....
Então a Araca foi levada para Gate e lá também apareceram as mesmas desgraças. Dali a Arca viajou para Ecrom, depois para Gaza e finalmente chegou em Ascalom. Em cada uma das cinco cidades filisteias aparaceram gafanhotos e gente com tumores. Convocaram então uma grande assembléia e debatiam sobre o que deveriam fazer com a Arca.
Falaram os reis, falaram os sacerdotes e falaram os adivinhos. Chegaram à conclusão que deveriam fazer três coisas: Iriam devolver a Arca aos israelitas com toda pompa; a Arca deveria ser conduzida em cima de uma carruagem nova, como os israelitas faziam e trariam junto uma oferta de culpa, 5 ratos e 5 tumores de ouro, para acabar com as pragas.
Finalmente a carruagem seria puxada por duas vacas que ainda amamentavam seus bezerrinhos... se elas voltassem a seus bezerros, tudo não passara de uma grande coincidência. Mas se elas fossem direto para Israel teriam certeza que Deus estava guiando toda a história! De longe ficaram espreitando para ver o que aconteceria.
As vacas vão direto para Israel, mugindo sem parar... Elas não param por nada, não voltam atrás quando escutam os bezerrinhos ao longe. Elas pegam o caminho que leva a Bete Semes e param junto a uma rocha enorme que havia no campo de Josué. Fim da viagem. Fim da linha.
O povo de Bete Semes estava no campo colhendo quando viram a carruagem. Mal podiam acreditar nos seus olhos... A Arca da Aliança estava voltando para Israel... E viajava sozinha! Grande júbilo interrompeu a colheita. Todos chegaram, atraídos pelos gritos: - Voltou a glória de Israel! O senhor dos Exércitos voltara a seu povo!
Sem comentários:
Enviar um comentário