quinta-feira, 23 de março de 2017

A vida grandiosa de Moisés 1271 – 1391 (120anos) A libertação do povo de Israel do Egito

O nascimento Ex1; Ex 2,1-25; Ex3

Depois da morte de José, o povo de Israel viveu no Egipto, durante muitos anos. Mas o novo Faraó começou a ter medo dos hebreus, por serem numerosos e muito fortes, e principalmente com medo que eles dominassem o Egipto, mandou escravizar os hebreus, com trabalhos duros, no campo e na construção. Então o faraó deu esta ordem a todo o seu povo: “Todo menino que nascer, atirá-lo-eis ao Nilo. Deixareis, porém, viver todas as meninas.” Porém, sempre lembrando da promessa que Deus fizera a Abraão, o povo rezava e esperava pela terra prometida. EX1


Moisés nasce no Egipto, mas a sua mãe escondeu durante 3 meses e  depois  colocou num cesto no rio e deixou ir flutuando até onde a princesa do Egipto estava a tomar banho. A irmã de Moisés, Miriã, ficou vigiando por perto. A princesa viu o bebê e quis ficar com ele. Deu ao menino o nome de Moisés, que significa “salvo das águas”. Miriã perguntou à filha de Faraó: ‘Quer que eu vá buscar uma mulher israelita para o amamentar? Ela respondeu que:” Sim”.Miriã correu depressa para contar à mãe. Quando a mãe de Moisés chegou à princesa, esta disse: ‘Tome o menino e cuide dele para mim, e eu lhe pagarei.’Assim, a mãe de Moisés cuidou de seu próprio filho. Depois, quando Moisés já era mais crescido, levou-o à filha de Faraó, que o adotou como seu próprio filho. Foi assim que Moisés passou a ser criado na casa do Faraó.Ex 2,1-25;


Moisés já adulto viu um egípcio a agrediu um hebreu de seu povo e defendeu e matou-o, e de seguida escondeu o cadáver na areia, com medo de ser apanhado Moisés fugiu para a terra de Madiã. Lá conheceu a família de Jetro e casou-se com uma de suas filhas Séfora e teve dois filhos Gérson e Eliézer. Moisés tornou-se pastor e cuidou das ovelhas de Jetro. Ficou muitos anos na terra de Midiã, mas Deus já tinha preparado uma missão para Moisés e depois de algum tempo, apareceu para ele na sarça ardente (árvore arder, mas que não queimava).
Deus disse:"Moisés tira as sandálias, porque o lugar em que pisas é santo." E então Deus ordenou Moisés a voltar ao Egipto e a convencer Faraó a libertar o povo de Israel. E disse-lhe que se chamava Jave. Ex 3, 1-22



Os 10 mandamentos da Lei de Deus ou Decálogo (dez palavras)  (Ex 20,1-21) (Dt 6,4-5)  

Cinquenta dias após a primeira Páscoa, Moisés levou o povo para junto do monte de Sinai.
“Diante dos trovões, das chamas, da voz da trombeta e do monte que fumegava, o povo tremia e conservava-se à distância.”E o povo conservou-se à distância, enquanto Moisés se aproximava da nuvem onde se encontrava Deus.”
Deus deu a Moisés os 10 mandamentos que constituem a sua Lei do amor a Deus e ao próximo. Os 10 Mandamentos expressam a vontade de Deus para o homem, isto é, elas mostram como Deus quer que os homens vivam, para serem santos e felizes. Tomou o livro da aliança e o leu ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor disse e seremos obedientes.” Ao receber as 2 Tábuas, o profeta Moisés estabeleceu uma aliança com Deus.
Na primeira Tábua da Lei estavam os 3 mandamentos do amor a Deus, na segunda Tábua da Lei, constavam os 7 mandamentos de amor ao próximo. O dia a Santificar passou a ser o Domingo desde o Nascimento de Jesus.



OS DEZ MANDAMENTOS DE DEUS
AMAR A DEUS
1 Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas
2 Não invocar o santo nome de Deus em vão
3 Santificar os Domingos e as festas de guarda 
(No antigo testamento era ao sábado, mas passou a ser o Domingo após o nascimento de Jesus)

AMAR O PRÓXIMO
4 Honrar pai e mãe e os outros legítimos superiores
5 Não matar nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo.
6 Guardar castidade nas palavras e nas obras
7 Não furtar nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo
8 Não levantar falsos testemunhos nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo 
9 Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos 
10 Não cobiçar as coisas alheias


A vida Ex8; Ex14; Ex15

Moisés, obediente, partiu para cumprir a missão que Deus lhe havia dado, mas o Faraó se recusou-se a deixar o povo partir. Deus sabia que o Faraó do Egipto não os deixaria partir, se ele não fosse obrigado pela força, então surgiram as dez pragas, esperando sempre que o Faraó cedesse.

                            As dez pragas do Egito:
1 A água transformada em sangue
2 As rãs.
3 Os mosquitos.
4 As moscas.
5 Peste dos animais.
6 As úlceras.
7 A chuva de Pedras.
8 Os gafanhotos.
9 As trevas. (Noite)
10 A morte dos primogénitos.


Por fim, Deus mandou seu anjo matar todos os primogénitos do Egipto e nessa mesma noite, os hebreus saíram do Egipto. Mas antes, Deus pediu que eles fizessem uma ceia, matando um cordeiro por família, para alimentar-se e que usassem o sangue para marcar suas portas, pois o anjo do Senhor passaria pelo Egipto para manifestar o poder de Deus e salvar os hebreus oprimidos. Só então o Faraó permitiu a saída dos hebreus.
Foi a Páscoa dos judeus, que eles comemoram até hoje, lembrando a passagem da escravidão no Egipto para a liberdade, rumo à Terra Prometida.
O povo então foi a caminho da terra prometida, mas entretanto aperceberam-se que estavam, a ser perseguidos pelo exercito Egípcio.
Deus mandou Moisés estender a vara sobre o mar Vermelho, e apareceram muralhas de água que formou um caminho no meio do mar e o povo passou, de seguida Moisés voltou a estender a vara e a agua cobriu os egípcios e seus carros que os perseguiam e morreram afogados. O povo de Deus ficou feliz com a salvação!! Mas tiveram de atravessar o Mar Vermelho, e o deserto até chegarem à terra prometida e Deus mandava pão todos os dias, para comerem. (Ex16)



A Aliança Ex 19; Ex25; Lv19; I Reis, 8  

O povo aceitou essa Aliança de amor com Deus. Esta Aliança foi feita entre Deus e seu povo. Os Mandamentos é a Lei de Deus é a indicação do caminho a seguir para chegarmos até Deus. (Ex. 20)
Deus mandou construir com todos os pormenores a arca da aliança como descrita no livro de Êx 25,10-22, Deus se fazia presente no propiciatório no meio dos dois Querubins de ouro. A Arca da Aliança é tratada como o objecto mais sagrado, onde  Deus mandou guardar as Tábuas (pedras) com os 10 mandamentos.

Mandou construir um santuário, e pediu para falarem aos filhos de Israel, para trazerem ofertas, e disse:” Far-me-ão um santuário e habitarei no meio deles. Construireis o tabernáculo e todo o seu mobiliário exatamente segundo o modelo que vou mostrar-vos”.
Êxodo 25; Ex36


Moisés escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia, inspirado por Deus: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 



Nota: Deus quer que alcancemos a felicidade eterna, então podemos estar certos de que Seus mandamentos não são regras restritivas, mas orientação divina com o intuito de proteger-nos do perigo e mostrar-nos formas melhores de viver. Como nossos pais, Deus nos dá mandamentos para que nos concentremos no que é mais importante e para que fiquemos seguros. Toda a orientação que Ele nos dá tem por objetivo manter-nos em segurança, ajudar-nos a ficar próximos a Ele e, por fim, dar-nos liberdade e felicidade. A palavra “mandamento” pode remeter- nos uma lista de “Nãos” — Deus não quer somente nos dizer o que não devemos fazer, mas também o que fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário