Começa na Quarta-Feira de cinzas e termina na quinta-feira santa, com inicio do tríduo pascal.
É tempo de procurarmos ser mais bondosos, dedicando-nos à caridade. Faça pelo menos uma boa ação por dia, todos os dias. Além da oração, da reflexão, da caridade e do jejum, encontre o amor de Jesus dentro de si, sinta-o no seu coração e use-o na sua vida, primeiro para consigo próprio, depois para com todos os que o rodeiam, quer lhe sejam próximos, ou que sejam apenas com pessoas que se cruze na rua.
É tempo para refletirmos e nos arrepender dos nossos pecados e mudar algo que fazemos que não agrada a Deus, que não é bom para nós mesmos e para os outros.
É tempo de nos esforçarmos para viver mais próximo de Jesus.
Não cantamos o Glória e o Aleluia durante todo o período quaresmal.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
O final da Quaresma é assinalado com a Missa da Santa Ceia, ao anoitecer da quinta-feira Santa. Esta missa, também chamada do Lava Pés, dá início ao Tríduo Pascal.
Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente, para representar períodos de 40 dias ou quarenta anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes: 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.
Sem comentários:
Enviar um comentário