A Semana Santa é a última semana da Quaresma, período em que os fiéis cristãos devem permanecer por 40 dias em constante jejum e penitências.
Nesta semana vamos reviver os 7 dias de tudo o que Jesus viveu: paixão (descrever os eventos e os sofrimentos,físicos, espirituais e mentais), morte e ressurreição.
Semana Santa recordamos:
Domingo de Ramos -Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Segunda-feira santa – A Prisão de Jesus Cristo
Terça-feira santa –As Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria
Quarta-feira santa –Encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.
Quinta-feira santa –Última Ceia, a Instituição da Eucaristia, Lava-pés, a traição de Judas por trinta moedas de prata, a prisão de Jesus.
sexta-feira santa – Jesus é açoitado, condenado e crucificado.
A cor litúrgica deste tempo é o vermelho, que significa o sangue derramado por Cristo.
Sábado santo – Sábado de Vigília, o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição
Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma.
Domingo de Páscoa –Ressurreição de Cristo. É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.
A Páscoa significa “passagem da morte para a vida”, Jesus morreu para nos dar a vida, e depois ressuscitou ao 3 dia.
O mais importante da Páscoa não é ganhar ovos de chocolate, mas saber que Jesus morreu na Cruz para nos salvar.
De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. As comemorações referentes à Páscoa começam na "Sexta Feira Santa", onde é celebrada a crucificação de Jesus, terminando no "Domingo de Páscoa", que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento seus discípulos.
Sem comentários:
Enviar um comentário